domingo, 31 de março de 2013

Bugatti Veyron Super Sport


O Bugatti Veyron 16.4 é o carro de todos os recordes. De facto, no seu palmarés estão incluídos os “mais” que todos os automóveis desejam ter: o mais recente é o de mais rápido, galardão que recuperou no final de Junho, assinado por aquela que será a sua derradeira versão – a SS, de Super Sport.
O Bugatti Veyron 16.4 SS será apenas construído em 30 unidades. A sua aparição pública acontecerá em Agosto, na Califórnia, mas osten-tará já um símbolo, provavelmente imbatível por longos meses: o de automóvel mais rápido do Mundo.
Velocidade louca: 431 km/h de média
O Bugatti Veyron já tinha sido recordista mundial de velocidade em estrada. Em 2005, um exemplar do Veyron 16.4, sem qualquer carac-terística além das básicas, atingiu os 408 km/h. Posteriormente, esse recorde foi batido, dois anos mais tarde, numa estrada de 12 quilóme-tros, no estado norte-americano do Nevada, por um SSC Ultimate Aero TT, construído pela Shellby Sports Cars e que então atingiu os 412 km/h.
Mas, nos finais de Junho, um Bugatti Veyron 16.4 SS, pintado de preto-carbono e laranja, pulverizou todos estes números. Com o ex-piloto de F1 francês Pierre-Henri Raphanel, de 49 anos, ao volante, o Veyron 16.4 SS alcançou os 431 km/h num troço de 20 quilómetros da pista de testes da VW, em Ehra-Lessien, grupo a cujo universo o Bugatti per-tence. Entre os presentes, estavam elementos do Guinness Book of Records, que depois homologaram o número divulgado, transformando o Bugatti Veyron 16.4 SS no carro mais rápido de sempre do Mundo. O teste correu sem sobressaltos e, na sua primeira tentativa, o Veyron 16.4 SS bateu logo o recorde anterior, com uma velocidade de 428 km/h; a última tentativa foi ainda melhor e o carro atingiu mesmo os 434 km/h, sendo o valor homologado a média das duas tentativas. A versão do Veyron 16.4 SS que será posta à venda terá a sua veloci-dade máxima limitada electronicamente nos… 415 km/h.
O novo Super Sport deverá ser a última evolução do poderoso carro desenhado e concebido pela casa fundada por Ettore Bugatti, antes do modelo deixar de ser construído. Mecanicamente, possui um motor de 8 litros de cilindrada, 16 cilindros, quatro turbos e um binário de 152,9 kgfm (1500 Nm), culminando numa potência de… 1200 cv – o seja, mais 250 Nm e mais 200 cv que a versão de “série”! Por isso, resulta “fácil” que acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,5 segun-dos e até aos 200 km/h em 6,7 segundos.Sem se conhecerem ainda grandes detalhes, que apenas serão divul-gados em Agosto, sabe-se que o motor está acoplado a uma caixa de velocidades de sete relações e dupla embraiagem. Externamente, o “capot” dianteiro é mais longo e o pára-choques foi modificado para receber entradas de ar mais volumosas para arrefecimento dos órgãos mecânicos. A estrutura do Veyron 16.4 SS foi concebida em fibra de carbono e, como homenagem à façanha, todas as 30 unidades deste modelo exclusivo terão as mesmas cores negro-carbono e laranja da que assinou o recorde do Mundo.









0 comentários:

Postar um comentário