Os engenheiros da Motorsport são mestres na arte de transformar um “reles” BMW em uma máquina de alta performance. É assim com o Série 3, Série 5 e os utilitários esportivos X5 e X6. Agora é a vez do Série 1 Coupé 'tatuar' a insígnia “M” na carroceria e ganhar um conjunto mecânico de impor respeito para conquistar novos admiradores.
O G1 avaliou o modelo, que no Brasil custa R$ 268,6 mil - a versão 'normal' parte do Série 1 parte de R$ 92 mil -, em uma pista particular na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, e comprovar que sobra esportividade para ‘alemãozinho’ de 4,38 m de comprimento, 1.495 kg e tração traseira. Por aqui, ele não tem concorrentes diretos, já que o Audi RS3 e o Porsche Cayman R, que poderiam 'duelar' com o Série 1 M Coupé, não desembarcaram no país.
O motor biturbo 3.0 de seis cilindros em linha (com injeção direta de combustível) faz do Série 1 M Coupé um carro de desempenho elogiável. Com torque de 45,8 mkgf disponíveis entre 1.500 e 4.500 rpm – 50,9 mkgf com a utilização da opção “overboost”, que eleva em 5,1 mkgf a força do bloco -, o modelo revela sua agilidade nas arrancadas e retomadas. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 4,9 s. Já os 344 cv entregues a 5.900 rpm levam o BMW à velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
A transmissão manual de seis velocidades tem acerto refinado. Com engates curtos e precisos, o câmbio está em perfeita sintonia com o propulsor. A suspensão firme também agrada, permitindo que o BMW mantenha sua trajetória nas curvas, mesmo abusando um pouco mais do acelerador. A sensação é de que o o Série 1 M Coupé está sobre trilhos.
Os freios também são eficientes. Herdados das pistas de competição, utiliza disco de 360 mm na dianteira e 350 mm, na traseira. A tecnologia também se faz presente com o Dynamic Stability Control (DSC), que traz freios com ABS (antitravamento), controle automático de estabilidade (ASC), controle dinâmico dos freios (DBC), assistente para arrancar ladeira acima e assistência de frenagem em curvas (Cornering Brake Control – CBC).
Atenção
Para os puristas – aqueles que ‘desprezam’ todo e qualquer sistema que interfira na dirigibilidade do veículo -, o Série 1 desenvolvido pela Motorsport oferece o 'M Dynamic Mode' (MDM), que desabilita parte dos sistemas, possibilitando derrapagens controladas.
Para os puristas – aqueles que ‘desprezam’ todo e qualquer sistema que interfira na dirigibilidade do veículo -, o Série 1 desenvolvido pela Motorsport oferece o 'M Dynamic Mode' (MDM), que desabilita parte dos sistemas, possibilitando derrapagens controladas.
Design
Não apenas rodando, o Série 1 M Coupé arranca elogios. Prado, também! Seu visual salta aos olhos, a começar pela cor laranja Valencia Metálico. Na dianteira, o para-choque redesenhado tem ampla grade central e duas entradas de ar – uma em cada extremidade – responsáveis por criar, em linhas gerais, uma cortina de ar em volta das rodas dianteiras, reduzindo o turbilhão e melhorando o comportamento dinâmico do veículo. Os faróis duplos redondos (bi-xênon) têm detalhes em LEDs.
Não apenas rodando, o Série 1 M Coupé arranca elogios. Prado, também! Seu visual salta aos olhos, a começar pela cor laranja Valencia Metálico. Na dianteira, o para-choque redesenhado tem ampla grade central e duas entradas de ar – uma em cada extremidade – responsáveis por criar, em linhas gerais, uma cortina de ar em volta das rodas dianteiras, reduzindo o turbilhão e melhorando o comportamento dinâmico do veículo. Os faróis duplos redondos (bi-xênon) têm detalhes em LEDs.
A linha de cintura reta das laterais passa quase desapercebida diante das caixas de rodas salientes que abrigam as rodas de liga leve de 19 polegadas que ‘calçam’ pneus 245/35 R19 (dianteira) e 265/35 R19 (traseira). Na traseira, a tampa do porta-malas recortando as lanternas deixam o Série 1 com cara de mal-encarado. O escapamento com saída dupla (ponteira dupla) completa o design e serve de amplificadores para o aprazível ronco dos seis cilindros.
Interior
Por dentro, o Série 1 M Coupé prova que requinte pode andar lado a lado com esportividade. Os bancos, o volante, o painel das portas, a manopla do câmbio e do freio de mão são revestidos em couro. Destaque para as costuras na cor laranja que proporcionam agradável contraste. O painel de instrumentos tem conta-giros e velocímetro com fundo cinza, ponteiros vermelhos e iluminação branca – excelente combinação. Já o volante tem empunhadura ideal e a manopla do câmbio, bem curta, está à mão.
Por dentro, o Série 1 M Coupé prova que requinte pode andar lado a lado com esportividade. Os bancos, o volante, o painel das portas, a manopla do câmbio e do freio de mão são revestidos em couro. Destaque para as costuras na cor laranja que proporcionam agradável contraste. O painel de instrumentos tem conta-giros e velocímetro com fundo cinza, ponteiros vermelhos e iluminação branca – excelente combinação. Já o volante tem empunhadura ideal e a manopla do câmbio, bem curta, está à mão.
E nada de ‘milhões’ de botões espalhados por todos os cantos do carro. Apenas um seletor no console central permite que motorista e passageiros controlem as funções do veículo, como o sistema multimídia, por exemplo. Em termos de equipamentos de série, o BMW traz direção hidráulica, ar-condicionado, sistema de som Harman Kardon, navegador, tela de 8.8 polegadas e airbags frontal, lateral e para cabeça.
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