segunda-feira, 27 de maio de 2013

Chevrolet Corvette




oucos se lembraram, mas o Chevrolet Corvette completou 60 anos anos no dia 30 de junho. As primeiras unidades do modelo, produzidas em uma fábrica localizada em Flint (Michigan, EUA), utilizavam motor de 235 polegadas cúbicas (3.8) seis cilindros em "V" com câmbio automático de duas marchas e deram início à carreira do mais famoso esportivo oriundo dos Estados Unidos. Conheça mais a história desse ícone. 

A primeira geração do Corvette (chamada nos Estados Unidos de C1) durou até 1962 e recebeu diversos aprimoramentos nesse meio tempo. Em 1955, por exemplo, o modelo ganhou o seu primeiro motor V8, um small block (bloco pequeno, na tradução literal) de 265" (4.3), e no decorrer de seus primeiros anos vida, também contou com dois face-lift (em 1956 e 1958) antes de entrar na segunda geração. 




Dez anos após o Corvette ganhar as ruas e higways norte americanas, o modelo evoluiu para a geração C2. Inicialmente, seu motor era um 327" (5.4) V8 disponibilizado em quatro versões, com potência entre 250 cv e 360 cv. A janela traseira bipartida da clássica versão Sting Ray oferecia ao "Vette" um visual arrojado, mas, por questões de segurança e visibilidade, esse item recebeu nova moldura, posteriormente. Em 1963, o Corvette ganhou uma configuração de alta performance chamada Z06, desenvolvida para oferecer boa dirigibilidade. Ela incluía no modelo barras estabilizadoras mais largas, freios aprimorados e retoques visuais, e só voltou a ser produzida em 2001, na geração C5 do esportivo. 

Em 1968 a Chevrolet lançou a edição C3 do Corvette. Além do novo design.  o modelo ainda teve uma versão esportiva com cerca de apenas cinco unidades produzidas, chamada ZL1, e equipada com um propulsor big block 427" (7.0) V8. O esportivo vendido para o público podia ser equipado com um bloco V8 com nada menos que 7.4 litros de deslocamento e 425 cv.

 O Corvette C4 foi introduzido ao público no fim de 1982 como um modelo 1984 e durou até 1996. Inicialmente, o Vette era equipado com um cambio automático de três marchas ou um manual de quatro velocidades, mas, em 1988, recebeu o seu primeiro câmbio manual de seis marchas. Em 1990, o nome ZR-1 ganhou vida, oferecendo altas doses de performance. Utilizando pneus de alta performance, suspensão aprimorada e um motor LT5 V8 com duplo comando de válvulas no cabeçote desenvolvido em parceria com a Lotus, o modelo gerava 385 cv. 

A quinta edição do ícone norte-americano chegou em 1997 e durou oito anos. Entre as evoluções integradas para esse modelo estava a nova caixa de marchas (transferida para a traseira do veículo),  suspensão com nova geometria e novo motor V8 chamado LS1, com 5.7 litros de deslocamento. As versões esportivas Z06 e ZR1 também marcaram presença nessa linhagem. 


A geração atual do Corvette, C6, foi lançada em 2005 com o motor LS2 (6.2 V8 de 400 cv) — posteriormente, o modelo foi equipado com o LS3 6.2 V8 de 425 cv. Essa edição também passou a ser oferecida com o novo kit esportivo Z51, focado em boa dirigibilidade e alta performance para as ruas. Ele inclui no automóvel uma relação de marchas encurtada (para favorecer as acelerações), pneus mais largos, suspensão de competição e sistema de arrefecimento aperfeiçoado. 

Em 2005, o modelo também recebeu a versão Z06 (motor LS7 7.0 de 505 cv) e, em 2009, a marca lançou o ZR1 (LS9 6.2 de 640 cv), o mais potente Corvette já produzido. Atualmente, a GM está trabalhando na sétima geração do modelo, deixando a entender que essa história ainda está longe do fim!

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